0

Estudo de Caso - Leitura

Universidade Anhanguera Uniderp
Centro de Educação a Distância
Página 1 de 3
Laboratório de Práticas Integradoras
Curso: Pedagogia
Disciplina: Leitura e Produção de Textos
Turma: 1° semestre
Sexta - Sábado
Ano: 2010/1
Atividades
previstas
Estudo de Caso
Atividades
previstas para o
Estudo de Caso
- Os acadêmicos do 1º semestre do Curso de Pedagogia em grupo de no
máximo 5 integrantes, deverão realizar as atividades propostas
abaixo(Atividades 1-2-3). Para iniciar as Atividades deste Estudo de Caso, é
interessante fazer algumas considerações sobre texto:
O texto não é um aglomerado de frases. As frases devem estar
ligadas para formar uma unidade significativa e coerente. Não se deve
isolar frase alguma do texto e tentar conferir-lhe o significado que se
deseja.
ATIVIDADE 1
Observemos o texto abaixo extraído da revista veja (1988):
Na sua posse como secretário de Indústria e Comércio, Ceccato, nervoso, foi
infeliz ao rebater as denúncias. "Como São Pedro, nego, nego, nego", disse
a um grupo de repórteres, referindo-se à conhecida passagem em que São
Pedro negou conhecer Jesus Cristo três vezes na mesma noite. Esqueceu-se
de que São Pedro, naquele episódio, disse talvez a única mentira de sua vida.
a) Por que o secretário foi infeliz?
b) A sua defesa produziu efeito contrário ao que ele tinha em mente?
c) Qual teria sido a razão do equívoco lamentável cometido pelo
secretário?
ATIVIDADE 2
Universidade Anhanguera Uniderp
Centro de Educação a Distância
Página 2 de 3
Considerando as nossas discussões sobre texto e gênero, interprete o
texto acima e produza um parágrafo (coeso e coerente) em que deve
explicar a intenção do autor, enfatizando o que ele critica. Explique
quais os conhecimentos dos quais o leitor deverá fazer uso para
interpretar o texto em questão.



ATIVIDADE 3
O que o silêncio significa no texto? Qual é a sua importância para o

desenvolvimento da narrativa?









Metodologia 1. Para o desenvolvimento do Estudo de Caso, o professor-tutor
presencial precisará dividir os acadêmicos, em grupos de no
máximo 5 alunos, a fim de realizar as atividades propostas.
2. Cada grupo deverá organizar um relatório com as respostas das
Atividades.
3. Tomando com base os relatórios dos grupos de acadêmicos, o
professor-tutor presencial deverá escolher um REDATOR de
cada grupo para organizar apenas (1) um relatório (Relatório
Geral da Turma) contemplando as respostas de todos os
grupos organizadas para ser postado.
Universidade Anhanguera Uniderp
Centro de Educação a Distância
Página 3 de 3
Data de entrega 12 de junho de 2010- no Dia da Prova
Formas de entrega
Os alunos entregarão a atividade avaliativa para o professor-tutor
presencial que postará, em PDF, no ambiente Moodle. A atividade
deve estar identificada com os nomes de todos os acadêmicos que
compõem cada grupo, constando o(s) nome(s) e os respectivos RA (s).
Nesse caso, a atividade será corrigida na SEDE pelos Professores-
Tutores a Distância, acompanhado dos Professores EAD.
ATENÇÃO: Tomando com base os relatórios dos grupos de
acadêmicos, o professor tutor presencial deverá escolher um
REDATOR de cada grupo para organizar apenas (1) um relatório
(Relatório Geral da Turma) para ser postado.
Papel do Professor-
Tutor Presencial
- Explicar a elaboração da atividade para os alunos;
- Postar a atividade dos alunos, em PDF, no ambiente moodle, dentro
do curso e semestre da turma, na ferramenta Tarefa.
 
Copyright © SBO Pedagogia