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Comunicado.

Informação enviada pela professora Arlete

Comunicado aos Polos Próprios

Vimos informar que houve um problema técnico na informação das notas das provas realizadas pelos alunos de cursos da modalidade a distância. Os dados sobre as avaliações realizadas devem ser desconsiderados. As equipes de Tecnologia da Informação estão empenhadas em solucionar a dificuldade o quanto antes, assim que o fizerem informaremos novamente.

Novos encaminhamentos sobre datas de Exame também serão informados ainda hoje.

Centro de Educação a Distância

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Nunca Desista Siga o Exemplo

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Rubem Alves 2

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Rubem Alves 1

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Formação de Professores (Bernardete Gatti)

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Estudo de Caso Tecnologia

Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
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Laboratório de Práticas Integradoras
Curso: Pedagogia
Turma: 1° semestre Sexta e Sábado
Ano: 2010/1
Disciplina: Tecnologias Aplicadas a Educação
Atividades previstas
Estudo de Caso
Atividades previstas para o Estudo de Caso
- Os acadêmicos do 1º semestre do Curso de Pedagogia em grupo de no máximo 5 integrantes, deverão Escolher uma escola pública ou privada, de Educação Infantil ou Ensino Fundamental, para fazer um levantamento apontando o uso das Tecnologias Aplicadas a Educação, com base no roteiro abaixo:
1. verificar se a escola possui um laboratório de informática.
2. se a escola tiver um laboratório, verificar quantas máquinas estão disponíveis para os alunos-número de alunos atendidos.
3. se a escola tiver um laboratório, verificar quantas máquinas estão disponíveis para os docentes.
4. de que maneira o laboratório de informática é usado pelos alunos e docentes?
5. verificar quais as tecnologias independentes estão disponíveis aos professores.
6. entrevistar 3 professores para saber quais as tecnologias educacionais (dependentes e/ou independentes) que estes utilizam em suas aulas.
7. Com base nas observações, elaborar um relatório sobre a visita a escola.
Metodologia
- Para o desenvolvimento do Estudo de Caso, o professor tutor presencial precisará:
a) dividir os acadêmicos em grupos de no máximo 5 alunos (as atividades de observação e visita na escola poderão ser distribuídas entre os componentes do grupo).
b) solicitar que cada grupo escolha uma escola pública ou provada (pode ser uma escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental) para ser visitada.
c) explicar aos grupos que após a visita à escola terão que apresentar um relatório escrito contendo os seguintes itens:
Introdução - no item introdução o grupo deverá elaborar pelo menos um parágrafo (no máximo três parágrafos) focando a importância da utilização das tecnologias educacionais (dependentes e independentes) como recurso pedagógico.
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
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Resultados da visita a escola - no item Resultados da visita a escola o grupo deverá escrever um parágrafo informando se a escola é central e/ou de periferia, se é pública e/ou privada. No segundo parágrafo, colocar as informações referentes aos itens observados.
Conclusão – no item Conclusão, o grupo deverá informar se o uso das tecnologias educacionais nessa escola segue a linha do olhar crítico abordado no PLT e nas teleaulas da disciplina Tecnologias Aplicadas a Educação, e portanto, está favorecendo uma aprendizagem significativa para os alunos matriculados da escola visitada. Ou, ainda, se as tecnologias educacionais são utilizadas apenas para justificar sua presença na escola.
Tomando com base os relatórios dos grupos de acadêmicos, o professor tutor presencial deverá escolher um REDATOR de cada grupo para organizar apenas (1) um relatório (Relatório Geral da Turma) contemplando as informações que foram coletadas para ser postado.
Sugerimos que o professor tutor presencial organize um momento para que cada grupo possa socializar seu relatório para que tenham uma sinalização de como as tecnologias estão sendo utilizadas na sua cidade.
Data de entrega
12 de junho de 2010- no Dia da Prova
Formas de entrega
Os alunos entregarão a atividade avaliativa para o professor-tutor presencial que postará, em PDF, no ambiente Moodle. A atividade deve estar identificada com os nomes de todos os acadêmicos que compõem cada grupo, constando o(s) nome(s) e os respectivos RA (s). Neste caso a atividade será corrigida na SEDE pelos Professores-Tutores a Distância, acompanhado dos Professores EAD.
ATENÇÃO: Tomando com base os relatórios dos grupos de acadêmicos, o professor tutor presencial deverá escolher um REDATOR de cada grupo para organizar apenas (1) um relatório (Relatório Geral da Turma) contemplando as informações que foram coletadas para ser postado.
Papel do Professor-Tutor Presencial
- Explicar a elaboração da atividade para os alunos;
- Postar a atividade dos alunos, em PDF, no ambiente moodle, dentro do curso e semestre da turma, na ferramenta Tarefa.
 
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