0

Filmes

Os links abaixo correspondem aos filmes sugeridos na aula de Filosofia.

Obs: lembrando que o filme Lolita está legendado, então deve-se baixar o filme + a legenda, ambos colocados na mesma pasta, e sugiro utilizar o programa BS Player para assistir. Caso não possua, segue o link também, podem usar a versão gratuita, funciona.

http://www.megaupload.com/?d=C84OB9CB este é o link do filme Lolita
http://www.megaupload.com/?d=A1TVWAZV este é o link da legenda Lolita

http://www.megaupload.com/?d=6USFHNRJ este é o link do filme Pequena Miss Sunshine dublado



Depois é só comprar a pipoca, o refrigerante sentar na frente da tela e ainda dizer que está estudando, não esqueça de falar isso fazendo cara de sério , senão ninguém acredita.

Um Bom filme a todos,

Mauricio...
0

Provérbios Modernos na Era Digital.

Provérbios Modernos:

- A pressa é inimiga da conexão.
- Amigos, amigos; senhas à parte.
- A arquivo dado não se olha o formato.
- Diga-me o seu perfil no
Orkut e te direi quem és.
- Para bom provedor uma senha basta.
- Não adianta chorar sobre arquivo deletado.
- Em briga de namorados virtuais não se mete o mouse.
-
Hacker que ladra, não morde.
- Mais vale um arquivo no HD do que dois baixando.
- Mouse sujo se limpa em casa.
- Melhor prevenir do que formatar.
- Quando a esmola é demais, o santo desconfia que tem vírus anexado.
- Quem um
486 ama, um Pentium 4 lhe aparece.
- Quem clica seus males multiplica.
- Quem com vírus infecta, com vírus será infectado.
- Quem envia o que quer, recebe o que não quer.
- Quem não tem
banda larga, caça com modem.
- Quem nunca errou, que aperte a primeira tecla.
- Quem semeia e-mails, colhe spams.
- Quem tem dedo vai a
Roma.com
- Um é pouco, dois é
Messenger, três é Chat.
- Vão-se os arquivos, ficam os
back-ups.
- Diga-me que computador tens e direi quem és.
- Há dois tipos de pessoas na informática. Os que perderam o HD e os que ainda vão perder.
- Na informática, nada se cria, tudo se copia... e depois, se cola.
- Quando um não quer, dois não teclam.

0

O que é Globalização?

É a melhor definição que já vi e os professores nunca ensinaram...

QUE É GLOBALIZAÇÃO ? *

SIMPLESMENTE FANTÁSTICA A DEFINIÇÃO
.

Pergunta:
Qual é a mais correta definição de Globalização?

Resposta: A Morte da Princesa Diana..

Pergunta:
Por quê?

Resposta: Uma princesa inglesa com um namorado egípcio, tem um acidente de carro dentro de um túnelfrancês, num carroalemão com motor holandês, conduzido por um belga, bêbado de whiskyescocês, que era seguido por paparazzis italianos, em motos japonesas. A princesa foi tratada por um médico canadense, que usou medicamentos americanos. E isto é enviado a você por um brasileiro, usando tecnologiaamericana (Bill Gates) e provavelmente, você está lendo isso em um computador genérico que usa chips feitos emTaiwan e um monitor coreano montado por trabalhadores de Bangladesh, numa fábrica de Singapura, transportado em caminhões conduzidos por indianos, roubados por indonésios, descarregados por pescadoressicilianos, reempacotados por mexicanos e, finalmente, vendido a você por chineses, através de uma conexão paraguaia.
Isto é,

*
GLOBALIZAÇÃO!!!*



QUEM SOU EU?

Nesta altura da vida já não sei mais quem sou...
Vejam só que dilema!!!
Na ficha da loja sou CLIENTE, no restauranteFREGUÊS, quando alugo uma casa INQUILINO,na condução PASSAGEIRO, nos correiosREMETENTE, no supermercado CONSUMIDOR.
Para a Receita Federal CONTRIBUINTE, se vendo algo importado CONTRABANDISTA. Se revendo algo, sou MUAMBEIRO, se o carnê tá com o prazo vencido INADIMPLENTE, se não pago imposto SONEGADOR. Para votar ELEITOR, mas em comícios MASSA , em viagens TURISTA , na rua caminhando PEDESTRE, se sou atropeladoACIDENTADO, no hospital PACIENTE. Nos jornais viro VÍTIMA, se compro um livro LEITOR, se ouço rádio OUVINTE. Para o IbopeESPECTADOR, para apresentador de televisãoTELESPECTADOR, no campo de futebolTORCEDOR.
Se sou corintiano, SOFREDOR. Agora, já vireiGALERA. (se trabalho na ANATEL , sou COLABORADOR ) e, quando morrer... uns dirão...FINADO, outros... DEFUNTO, para outros...EXTINTO , para o povão... PRESUNTO... Em certos círculos espiritualistas serei...DESENCARNADO, evangélicos dirão que fui...ARREBATADO...
E o pior de tudo é que para todo governante sou apenas um IMBECIL !!! E pensar que um dia já fui mais EU.

Luiz Fernando Veríssimo.




0

Fundamentos Filosóficos da Educação Aula 1

Roteiro de Atividades
Data da aula:
Curso: PEDAGOGIA Período Letivo: 2/2010
Semestre: 2º Turno: Noturno
Disciplina: Fundamentos Filosóficos da Educação
Professor EaD: Ma. Mariciane Mores Nunes
Tema abordado: Filosofia e Filosofia da Educação.
Este primeiro tema nos levará a um passeio através das várias dimensões do conhecimento,
ao mesmo tempo em que mostrará a necessidade da adequada formação do educador para
viver a sua prática docente em meio a tão diferentes olhares .
Qualquer atividade que se queira intencional e eficaz necessita ter bem claros os fundamentos
teóricos que orientarão a sua ação. A atividade educativa não é diferente, daí o porquê do
estudo da Filosofia da Educação no curso de Pedagogia.
Não se trata de colecionar definições e conceitos, o que poderia ser feito consultando-se, por
exemplo, um dicionário. Trata-se de entender que diferentes olhares produzem diferentes
entendimentos e estes, por sua vez, produzirão diferentes ações pedagógico-educativas.
Portanto, por meio do tema desta teleaula, você estudará os principais conceitos de Educação,
Educando e Educador abordando suas finalidades no ato de educar.
O livro-texto, PLT, nos capítulos 1, 2 e 3, respaldará a resolução das atividades propostas.
Objetivos específicos de aprendizagem para o tema abordado:
Explicitar os conceitos básicos da disciplina - Filosofia da Educação;
Estabelecer os pressupostos da prática docente;
Analisar os aspectos relevantes para a formação do educador.
Metodologias de ensino:
Teleaulas (horário de transmissão ao vivo e atividades presenciais), interação via web e
atividades a distância (autoestudo).
Atividades presenciais
Atividade 1 A prática docente acontece a partir de pressupostos que a sustentam. Para
conhecê-los, devem ser avaliados o ato de educar e as ciências que auxiliam a Pedagogia
nessa sua reflexão sobre a própria prática. Por isso, propomos a atividade abaixo:
A turma deverá ser dividida em grupos, os quais deverão atender às seguintes solicitações:
Rememorar o que foi tratado durante a teleaula, por meio do caderno de atividades e
da leitura do PLT.
Refletir, discutir e responder as questões propostas no Ponto de Partida do caderno
de atividades, p. 103, e mais a terceira questão lançada abaixo, que tratam sobre os
conceitos de Filosofia e Educação. São elas:
1. Escreva as 5 primeiras ideias que vêm à sua mente ao pensar em Filosofia .
2. Escreva as 5 primeiras ideias que vêm à sua mente ao pensar em Educação .
3. Qual a relação entre Filosofia e Educação?
OBS: Os grupos deverão registrar os resultados das reflexões durante a realização da
tarefa. No momento da reflexão e do exercício, cabe ao professor tutor presencial
orientar e acompanhar os grupos, de forma a sanar possíveis dúvidas e perceber o
processo de desenvolvimento das questões.
Atividade 2
Após a realização do trabalho nos grupos, deverá ser promovida uma plenária, de forma que
os acadêmicos partilhem as ideias desenvolvidas. Este momento será desenvolvido com base
nos seguintes passos:
Cada grupo deverá expor suas reflexões sobre as questões propostas na atividade 1.
Com a orientação do professor tutor presencial, será elaborada uma síntese,
contemplando as ideias desenvolvidas e expostas pelos grupos, acerca das questões
discutidas.
Atividades a distância:
O saber tem sabor (Rubem Alves). Este sabor proporcionado pela construção do
conhecimento, vai além do espaço da sala de aula e atinge toda vida social. Assim, cada
pessoa é convidada a descobrir e extrair ao máximo o sabor de suas descobertas.
Por isso, siga as orientações dos exercícios 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8 e 9 do caderno de atividades, p.
103 105, correspondentes ao tema 1, que tratarão sobre a relação entre os conceitos de
Filosofia e Educação.
Produza com dedicação cada resposta ou conclusão acerca das questões, a fim de enriquecer
e complementar o que é abordado sobre a relação entre Filosofia e Educação.
Atividades avaliativas:
A atividade avaliativa é uma forma de acompanhar o processo de aprendizagem desenvolvido
acerca de um determinado assunto. Por isso, tendo em vista a importância de pensar o tema
Filosofia e Filosofia da Educação , propomos a realização das atividades 7 e 10 do caderno
de atividades, p. 105-106 a fim de aprofundar e enriquecer a compreensão do tema.
Para a realização dessas atividades, você deverá dar atenção à leitura dos textos do PLT
propostos, especialmente, os capítulos 1 e 2, que tratam sobre o tema da teleaula.
ATENÇÃO:
A cada aula serão propostas algumas atividades avaliativas para compreensão do
tema.
Por isso, você deverá desenvolver as atividades propostas a fim de concluir o trabalho
no tempo previsto.
Ao final da nona aula, deverão ser reunidas todas as atividades avaliativas
propostas, desde a teleaula 1 e postadas no ambiente virtual moodle.
Bibliografia Básica:
ARANHA, Maria L. de A. Filosofia da Educação. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2008.
GHIRALDELI JUNIOR, Paulo. Filosofia da Educação. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2007.
LUCKESI, Cipriano Carlos; PASSOS, Elizete. Introdução à Filosofia: aprendendo a pensar. 1. ed.
São Paulo: Cortez, 2002.
Bibliografia Complementar:
Aspectos do Ensino na Filosofia da Educação de Tomás de Aquino - A Memória e o
Concreto.
Disponível em: Acesso em: 02/07/10.
PICOLI, Elaine S. Arneiro, CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de. Projeto Político
Pedagógico: uma Construção Coletiva?
Disponível em: Acesso
em: 02.07.2010.
A filosofia da educação segundo Paulo Ghiraldelli.
Disponível em: Acesso em: 02/07/10.
A Especificidade da Filosofia. Disponível em:
Acesso em: 02/07/10.
Cronograma de aulas: Disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem (moodle), no
início do semestre, com indicação de datas e unidades didáticas de forma coerente com o
Livro-Texto e Caderno de Atividades . Cada Teleaula deverá ser acompanhada de um
Roteiro de Atividades específico, preparado previamente pelo professor EAD, conforme
modelo disponibilizado na parte II.
Data da Prova do Bimestre: ___/___/___
Data da Prova Substitutiva: ___/___/___
Data da Prova de Exame: ___/___/___
 
Copyright © SBO Pedagogia