Fundamentos Filosóficos da Educação Aula 1

Roteiro de Atividades
Data da aula:
Curso: PEDAGOGIA Período Letivo: 2/2010
Semestre: 2º Turno: Noturno
Disciplina: Fundamentos Filosóficos da Educação
Professor EaD: Ma. Mariciane Mores Nunes
Tema abordado: Filosofia e Filosofia da Educação.
Este primeiro tema nos levará a um passeio através das várias dimensões do conhecimento,
ao mesmo tempo em que mostrará a necessidade da adequada formação do educador para
viver a sua prática docente em meio a tão diferentes olhares .
Qualquer atividade que se queira intencional e eficaz necessita ter bem claros os fundamentos
teóricos que orientarão a sua ação. A atividade educativa não é diferente, daí o porquê do
estudo da Filosofia da Educação no curso de Pedagogia.
Não se trata de colecionar definições e conceitos, o que poderia ser feito consultando-se, por
exemplo, um dicionário. Trata-se de entender que diferentes olhares produzem diferentes
entendimentos e estes, por sua vez, produzirão diferentes ações pedagógico-educativas.
Portanto, por meio do tema desta teleaula, você estudará os principais conceitos de Educação,
Educando e Educador abordando suas finalidades no ato de educar.
O livro-texto, PLT, nos capítulos 1, 2 e 3, respaldará a resolução das atividades propostas.
Objetivos específicos de aprendizagem para o tema abordado:
Explicitar os conceitos básicos da disciplina - Filosofia da Educação;
Estabelecer os pressupostos da prática docente;
Analisar os aspectos relevantes para a formação do educador.
Metodologias de ensino:
Teleaulas (horário de transmissão ao vivo e atividades presenciais), interação via web e
atividades a distância (autoestudo).
Atividades presenciais
Atividade 1 A prática docente acontece a partir de pressupostos que a sustentam. Para
conhecê-los, devem ser avaliados o ato de educar e as ciências que auxiliam a Pedagogia
nessa sua reflexão sobre a própria prática. Por isso, propomos a atividade abaixo:
A turma deverá ser dividida em grupos, os quais deverão atender às seguintes solicitações:
Rememorar o que foi tratado durante a teleaula, por meio do caderno de atividades e
da leitura do PLT.
Refletir, discutir e responder as questões propostas no Ponto de Partida do caderno
de atividades, p. 103, e mais a terceira questão lançada abaixo, que tratam sobre os
conceitos de Filosofia e Educação. São elas:
1. Escreva as 5 primeiras ideias que vêm à sua mente ao pensar em Filosofia .
2. Escreva as 5 primeiras ideias que vêm à sua mente ao pensar em Educação .
3. Qual a relação entre Filosofia e Educação?
OBS: Os grupos deverão registrar os resultados das reflexões durante a realização da
tarefa. No momento da reflexão e do exercício, cabe ao professor tutor presencial
orientar e acompanhar os grupos, de forma a sanar possíveis dúvidas e perceber o
processo de desenvolvimento das questões.
Atividade 2
Após a realização do trabalho nos grupos, deverá ser promovida uma plenária, de forma que
os acadêmicos partilhem as ideias desenvolvidas. Este momento será desenvolvido com base
nos seguintes passos:
Cada grupo deverá expor suas reflexões sobre as questões propostas na atividade 1.
Com a orientação do professor tutor presencial, será elaborada uma síntese,
contemplando as ideias desenvolvidas e expostas pelos grupos, acerca das questões
discutidas.
Atividades a distância:
O saber tem sabor (Rubem Alves). Este sabor proporcionado pela construção do
conhecimento, vai além do espaço da sala de aula e atinge toda vida social. Assim, cada
pessoa é convidada a descobrir e extrair ao máximo o sabor de suas descobertas.
Por isso, siga as orientações dos exercícios 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8 e 9 do caderno de atividades, p.
103 105, correspondentes ao tema 1, que tratarão sobre a relação entre os conceitos de
Filosofia e Educação.
Produza com dedicação cada resposta ou conclusão acerca das questões, a fim de enriquecer
e complementar o que é abordado sobre a relação entre Filosofia e Educação.
Atividades avaliativas:
A atividade avaliativa é uma forma de acompanhar o processo de aprendizagem desenvolvido
acerca de um determinado assunto. Por isso, tendo em vista a importância de pensar o tema
Filosofia e Filosofia da Educação , propomos a realização das atividades 7 e 10 do caderno
de atividades, p. 105-106 a fim de aprofundar e enriquecer a compreensão do tema.
Para a realização dessas atividades, você deverá dar atenção à leitura dos textos do PLT
propostos, especialmente, os capítulos 1 e 2, que tratam sobre o tema da teleaula.
ATENÇÃO:
A cada aula serão propostas algumas atividades avaliativas para compreensão do
tema.
Por isso, você deverá desenvolver as atividades propostas a fim de concluir o trabalho
no tempo previsto.
Ao final da nona aula, deverão ser reunidas todas as atividades avaliativas
propostas, desde a teleaula 1 e postadas no ambiente virtual moodle.
Bibliografia Básica:
ARANHA, Maria L. de A. Filosofia da Educação. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2008.
GHIRALDELI JUNIOR, Paulo. Filosofia da Educação. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2007.
LUCKESI, Cipriano Carlos; PASSOS, Elizete. Introdução à Filosofia: aprendendo a pensar. 1. ed.
São Paulo: Cortez, 2002.
Bibliografia Complementar:
Aspectos do Ensino na Filosofia da Educação de Tomás de Aquino - A Memória e o
Concreto.
Disponível em: Acesso em: 02/07/10.
PICOLI, Elaine S. Arneiro, CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de. Projeto Político
Pedagógico: uma Construção Coletiva?
Disponível em: Acesso
em: 02.07.2010.
A filosofia da educação segundo Paulo Ghiraldelli.
Disponível em: Acesso em: 02/07/10.
A Especificidade da Filosofia. Disponível em:
Acesso em: 02/07/10.
Cronograma de aulas: Disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem (moodle), no
início do semestre, com indicação de datas e unidades didáticas de forma coerente com o
Livro-Texto e Caderno de Atividades . Cada Teleaula deverá ser acompanhada de um
Roteiro de Atividades específico, preparado previamente pelo professor EAD, conforme
modelo disponibilizado na parte II.
Data da Prova do Bimestre: ___/___/___
Data da Prova Substitutiva: ___/___/___
Data da Prova de Exame: ___/___/___

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